sábado, 4 de setembro de 2010

Geração Y - Empreendedora

Com a geração Y já bem descrita em posts anteriores, encontramos uma nova vertente para a atuação desse jovem, o empreendedorismo!
Caso as grandes empresas não se adéqüem com o que eles tanto almejam, como autonomia em suas tarefas e excluindo horário e local de trabalho definido, esses jovens vão buscar montar os seus próprios negócios, pois além de não se adaptarem a essas burocracias das grandes organizações, também são contra os modelos quadrados de hierarquias internas. Outra característica da geração é que arriscam mais em seus potenciais e em mercados as vezes nem tão reconhecidos, mas isso não quer dizer que não são embasados em fatos reais.
Essa categoria de profissional, usa e abusa da ferramenta que mais dominam: a internet. Por meio dela, as pesquisas de mercado são feitas com mais agilidade, e reuniões de discussão sobre os assuntos de interesses, são realizadas online e de maneira tão eficaz ou melhor quanto numa sala de reuniões fechada. A partir dessa etapa, eles já têm seu benchmark e podem atuar concretizando a idéia de terem as suas próprias empresas.
Alguns serviços, como a venda de roupas, acessórios e artigos diversos pela internet já é uma atividade comum dentre os jovens da geração Y, onde as peças podem ser desde fabricação própria artesanal, até importadas e negociadas ao compradores.

Outra atividade que engaja os jovens dessa geração, é a própria universidade, nas quais eles aprendem a trabalhar em grupo em situações reais do dia a dia de uma organização e de agências/empresas JR das universidades. Essa atitude, anima e faz com que o que já possua um sangue empreendedor e arrojado, o que é bem característico da geração, acredite em seu potencial, montando uma empresa fora do mundo fictício com colegas de grupo ou com amigos com as mesmas características, fazendo com que o mundo universitário vire realidade no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário