terça-feira, 24 de agosto de 2010

E a geração de veteranos, você conhece?


Claro que conhece! A geração dos veteranos, conhecida também pela geração dos silenciosos, estão em todas as empresas. São aqueles que nasceram no período de crise econômica (1925 - 1945) e que participaram, ativamente ou não, dos tempos de guerra (ex.: Silvio Santos). São senhores idosos bem rígidos, mas que sabem tomar decisões sob pressão, e lidam melhor com resultados que vem em longo prazo. Os mais jovens, principalmente os da geração Y, que nasceram entre 1980 e 2000, gostam de ver resultados quase imediatamente, mas são mais dinâmicos e flexíveis.

Apesar que, se olharmos por um certo ângulo parecerá que as gerações se complementam e aprendem uma com a outra, por outro lado há muitos conflitos, pessoais principalmente. Diferentes gerações, culturas e perfis sempre vão deixar ainda mais evidente a diferença entra pensamentos, opiniões e modos de agir. Porém, nós da comunicação temos o papel essencial de não deixarmos que isso afete negativamente a transmissão das mensagens que a organização quer passar. Marcelo Cuellar, do blog Na Mira do Headhunter diz que "independentemente das diferenças há sempre algumas linhas mestras: coisas em comum, valores universais, ou qualquer outro nome que possamos dar a este conjunto de “normas” ou “regras” que são valorizados ou respeitados pela grande maioria dos grupos".

Portanto, devemos procurar sempre por ferramentas eficazes que consigam alcançar o que é comum entre os diferentes grupos, gerando maior aproximação entre eles, e não mais um distanciamento e aversão. É importante que todos estejam dispostos a aprender e compartilhar com respeito, dessa forma a diversidade se torna um bom diferencial.

Leia texto completo de Marcelo Cuellar http://vocesa.abril.com.br/blog/marcelo-cuellar/?tag=geracao-y

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