quarta-feira, 2 de junho de 2010

O mercado de trabalho

Após comentarmos sobre a geração X, Y e BABY BOOMERS. Hoje, vamos explicar como é a convivência entre esses diferentes grupos no mercado de trabalho. Para tanto, devemos deixar claro que o papel do profissional de comunicação mudou já que, nos 80 e 90 ele se preocupava com o jornal e eventos internos basicamente. Hoje ele influencia as estratégias da organização, transforma a cultura interna criando um ambiente de trabalho cada vez mais agradável. Como comentou Mauro Segura, diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil “A IBM possui 50% de sua força de trabalho no Brasil na geração Y”, geração essa que tem a necessidade de se sentir parte, logo, uma liderança por coletividade e inclusão.

As diferenças entre essas gerações são enormes, uma admite recompensas tardias, a outra é mais revolucionária, uma busca o equilíbrio e já há aqueles que são tecnologicamente resolvidos. Portanto, a heterogeneidade é grande nos interesses, nas condutas, nas pretensões, na postura e entre outras. O que gera uma falta de entendimento entre eles. Só que a dúvida maior é: Os gestores estão capacitados para alinhar todas essas diferenças? Por isso, é imprescindível que se tenha uma área de comunicação interna estratégica bem estruturada, para compreender os interesses de cada grupo e assim alinhar com os planejamentos e objetivos da empresa. Além, de preparar a liderança e os gestores para lidar com as possíveis e impossíveis situações no mercado.

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