terça-feira, 6 de abril de 2010

Gerações

Você provavelmente já ouviu falar sobre a geração X... Mas será que você realmente a conhece?

Nascidos nas décadas de 65 e 80, esta nova geração é caracterizada por quarentões, cinqüentões e até mesmo visionários sessentões que provam ser possível envelhecer sem perder a “juventude”.

Popularmente conhecidos como grups (termo derivado de grown up – adulto em inglês), possuem as responsabilidades normais de um adulto, não podendo ser confundidos com os “adultescentes” (adultos que se recusam a crescer e assumir suas responsabilidades, como aqueles que não querem sair da casa dos pais, ou coroas que querem parecer meninos/meninas). Assim, os grups são adultos que trabalham, podem ter ou não família, mas usam tênis e roupas descoladas, são aficionados pelas novas tecnologias (como os IPads, smartphones etc).

Mas como se explica este fenômeno? A psicoterapeuta Lidia Rosenberg Aratangy afirma que o aumento da expectativa de vida provocou uma alteração no esquema das fases da vida das pessoas. Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro pulou dos 66 para 71 anos, assim, uma pessoa de 40 anos hoje tem, em media, mais 30 anos de vida.

Janelle Wilson, socióloga americana da Universidade de Minnesota, afirma “A geração C cresceu com uma nova realidade social (...) muitos eram filhos de pais separados, viviam em casa em que homem e mulher trabalhavam fora. Assistiram ao início da decadência de antigos padrões sociais e não têm medo de jogá-los para o alto”. Janelle afirma ainda que eles cresceram em contato com as novas tecnologias, vendo surgir o videocassete e o computador pessoal. “Tudo isso reflete no comportamento dos grups. Eles são afeitos à tecnologia, ignoram convenções de aparência e têm uma relação pragmática com o trabalho”, afirma.


Leia mais na Revista Época e no blog OVERMUNDO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário