segunda-feira, 17 de maio de 2010

Eles continuam no mercado - Baby Boomers


Eles são os nascidos até 1964, filhos dos que viveram na II Guerra Mundial. Foram educados em ambientes corporativos, por isso, têm o trabalho como a maior prioridade em suas vidas. São os responsáveis pela criação do termo workaholic (viciados em trabalho). E apesar da idade avançada, ainda possuem espaço no mercado, atuando em cargos de maior responsabilidade, tomadores de decisão e implantando processos consolidados.

Além do comprometimento com a organizações em que trabalham, os baby boomers têm como vantajosa característica a EXPERIÊNCIA profissional, visto que já enfrentaram diversas crises mundiais, com isso têm um leque de alternativas para várias dificuldades organizacionais.

Características positivas, vêm acompanhadas de uma aversão à mudança... E como eles se adaptam à Geração Y achando um absurdo a falta de laços que um funcionário possui com a empresa em que presta seus serviços?

A organização tem como meta integras as gerações, mostrar que uma tem o que aprender com a outra e que todas se completam, sem deixar com que esse preconceito entre gerações prevaleça. Em 2008 já se falava sobre essa integração. É o que demonstra o exemplo citado por Malena Martelli do comitê de gestão de pessoas da Câmara americana de comércio (Amcham):

“Se você pega o uso intensivo de tecnologias avançadas, um Boomer tem mais dificuldade que um jovem da Geração Y. Esse jovem precisa entender que isso é um diferencial pode agregar muito na convivência entre eles. Mas também é importante o Boomer entender que ele tem essa limitação e tentar resolver, buscar formas de compartilhar, ou fazer trabalhos compartilhados. Se ele perceber que aquilo é uma qualificação que ele tem e que isso o diferencia de uma forma positiva e se oferecer para cooperar com um Boomer, por exemplo, ele pode abrir esse canal. Mas para isso ele precisa respeitar o Boomer e não vê-lo como um dinossauro que não entende nada. O mesmo vale para o outro lado. Um boomer tem toda uma maturidade psicológica, que tem anos de vida, de janela... se ele consegue passar para o Y a percepção de que ainda lhe falta anos de vida e de experiência, ele conseguirá que ele o veja como referência. Eu acredito que o entendimento das suas diferenças e a busca da integração das qualidades pode favorecer um ambiente mais saudável e mais gostoso dentro das empresas.”

Veja entrevista completa em: http://www.memes.com.br/jportal/portal.jsf?post=4236

A comunicação tem que perpetuar a igualdade e o trabalho em parceria, para que Baby Boomers, Geração X e Y trabalhem de forma integrada e com valorização aos seus parceiros.

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